Exposições e eventos

On-line
Curso online | Do Índico ao Atlântico: colonialismos e memórias em Igiaba Scego e Eliana Alves CruzEste curso propõe pensar pontes e estabelecer diálogos possíveis entre as diásporas negras e a história dos povos africanos no Brasil e na Itália, a partir das obras de duas escritoras negras contemporâneas: a afro-brasileira Eliana Alves Cruz e a afro-italiana Igiaba Scego.
No Brasil, a presença negra está diretamente ligada à história afroatlântica da escravidão, resistência e luta por liberdade. Já na Itália, a diáspora negra deve ser pensada principalmente a partir dos movimentos migratórios dos anos de 1990, período que marca também, e sobretudo, o surgimento da Literatura Pós-Colonial Italiana, cujas autoras com backgroud migratório mobilizam a memória colonial da presença italiana na região do Chifre da África (Corno d'Africa), banhada pelo Oceano Índico. Estes diferentes contextos históricos e geográficos, o Índico e o Atlântico, tornam-se cenários reais de memórias, disputas, processos migratórios e narrativas literárias.
Através dos romances publicados, Crime Cais do Valongo (Ed. Malê, 2018) e Águas de Barrela (Ed. Malê, 2018), de Alves Cruz, bem como Cassandra em Mogadício (Ed. Nós, 2024), de Scego, buscaremos refletir sobre os colonialismos e as disputas em torno da história vivida por povos africanos no Índico e no Atlântico. Em especial, nos atentaremos a dimensão da memória e como ela é explorada pelas autoras, através da reconstrução e do mapeamento de suas genealogias familiares, muitas vezes atravessadas pelo silêncio, pela diáspora forçada, guerras coloniais e pelo apagamento histórico.
Sob que perspectiva essas autoras narram essas histórias? Quais são as estratégias narrativas que elas mobilizam para resgatar e reinventar suas origens? Com quais lutas atuais suas obras travam diálogo? A partir dessas questões, o curso busca ampliar um entendimento sobre a literatura negra contemporânea como prática de resistência ao silenciamento do passado colonial, cuidado, reconstrução e invenção de novos imaginários históricos e afetivos.
Sobre as professoras:
Adriana Reis (@_drireis_) é doutoranda em Teoria e História Literária no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp). Organizou, em parceria com a Editora Nós, a Jornada Internacional “A Literatura afro-italiana de Igiaba Scego, encruzilhadas de existência”, com o apoio do IEL/Unicamp e a presença da escritora ítalo-somali mencionada. Seu projeto atual de pesquisa investiga a literatura italiana de Igiaba Scego e a questão racial na Itália.
Gabriela Costa é doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de Sociologia da Unicamp. Também é criadora de conteúdo literário na iniciativa @leia_preta e cocriadora do podcast Cânone Invertido (@canoneinvertido). Autora da dissertação "Autor negro, catálogo branco: a presença de autores negros no mercado literário brasileiro", atualmente investiga sobre a publicação de autoras negras brasileiras e estadunidenses no mercado editorial do Brasil.
🗓️ 19 e 21 de agosto | ⏰ das 19h às 21h
💻 Online – Plataforma Zoom
🎟️ R$ 30,00 | Vagas limitadas
📚 Aulas gravadas disponíveis por tempo limitado
🔞 Classificação indicativa: 16 anos
LINK DE INSCRIÇÃO AQUI
Vantagens exclusivas: desconto de 40% na compra do livro “Água de Barrela”, de Eliana Alves Cruz, no site da Editora Malê e desconto de 20% na compra do livro “Cassandra em Mogadício”, de Igiaba Scego, no site da Editora Nós .
Compartilhe