O que você procura?

O mundo agora é diferente. Estamos, nós mesmos, diferentes.

Atualmente, todos nós reconhecemos nessas frases que, há poucos meses, poderiam ser fruto da reflexão de uma pessoa que migra. Alguém que se encontra afastado de seus lugares, afetos e rotinas, que se desloca no desconhecido e que precisa incessantemente se reconstruir, enquanto busca o novo com esperança.

Essa pandemia é uma tragédia global. Em muitos sentidos, nos faz compreender a unicidade da humanidade, a proximidade e a semelhança com o outro, enquanto nos encontramos, mais do que nunca, separados, fragilizados e com medo. O outro, agora, reflete-se em nossa própria imagem.

Neste momento de retorno às atividades, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo propõe uma reflexão sobre a situação atual, para que o isolamento, o fastio, o temor e o luto não percam o significado profundo, revelador e transformador que potencialmente têm. Sugerimos ainda que conectemos essa vivência com a experiência de migrar. Distâncias, controles, privações; transitar em um mundo de incertezas cuja única certeza é saber que temos que seguir em frente.

Local: Jardim do MI

Novo horário de visitação: de quarta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até as 16h).

Clique para ampliar
Clique para ampliar