Localização
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316
Mooca – São Paulo/SP
(11) 2692-1866 . museudaimigracao@museudaimigracao.org.br
A estação de metrô mais próxima ao Museu da Imigração é a Bresser-Mooca.
Funcionamento
De terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h.
(Fechamento da bilheteria às 17h. Nos feriados, será seguido o horário do dia de semana em questão.)
Informações adicionais
- Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente com a Sympla.
- O projeto Vizinhos do Museu proporciona gratuidade aos moradores do Brás e da Mooca. Clique aqui e confira as condições.
- A instituição não possui estacionamento no local.
- O Museu dispõe de bicicletário com vagas limitadas.
Aviso | Expediente de Fim de Ano
Em virtude das celebrações de Natal e Ano Novo, o Museu da Imigração estará fechado em 24, 25 e 31 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2025.
Aviso | Exposição de longa-duração
Informamos que, a partir de dezembro de 2024, o agendamento de visitas será exclusivamente para as exposições temporárias do Museu da Imigração. Nesse período, a exposição "Migrar: experiências, memórias e identidades" estará temporariamente fechada para requalificação e revisão de conteúdo, com previsão de reabertura para maio de 2025.
Agradecemos a compreensão. Em caso de dúvidas, por favor, envie um e-mail para visitas@museudaimigracao.org.br.
O espaço funciona de terça a sábado, das 10h às 16h, exceto feriados. O atendimento é gratuito, sendo necessário apenas adquirir o ingresso para visitar o Museu.
Escolas públicas – mediante agendamento prévio;
Pessoas com deficiência;
Professores, coordenadores e diretores da rede pública (municipal, estadual ou federal) – mediante apresentação de holerite e documento com foto;
Guias de turismo – mediante apresentação de carteirinha da Embratur dentro do prazo de validade;
Crianças até 07 anos – mediante apresentação de RG ou Certidão de Nascimento;
Grupos de instituições sociais sem fins lucrativos que atuem com pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social – mediante ofício e agendamento prévio;
Profissionais da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, mediante apresentação do crachá, e seus familiares. A gratuidade é estendida ao cônjuge ou companheiro(a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que os acompanharem na visita;
Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo – mediante apresentação de holerite e documento com foto ou carteira funcional;
Funcionários de Organizações Sociais de Cultura do Estado de São Paulo – mediante apresentação de crachá de identificação ou holerite e documento com foto;
Taxistas – mediante apresentação de carteirinha da categoria e documento com foto;
Membros do ICOM e IBRAM – mediante apresentação da carteirinha da entidade dentro do prazo de validade;
Passaporte dos Museus.
Vizinhos do Museu.
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316
Mooca – São Paulo/SP
(11) 2692-1866 . museudaimigracao@museudaimigracao.org.br
A estação de metrô mais próxima ao Museu da Imigração é a Bresser-Mooca.
O Museu da Imigração funciona de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h, com fechamento da bilheteria às 17h.
Não é necessário agendar visitas espontâneas sem mediação.
Para informações sobre grupos, acesse AQUI e, em caso de dúvidas, entre em contato por e-mail: agendamento@museudaimigracao.org.br.
Estamos perto da estação Bresser-Mooca. Indicamos que, após a catraca do metrô, os visitantes peguem a saída da direita e sigam a Rua Visconde de Parnaíba até o número 1.316, onde fica o MI. É uma linha reta com, aproximadamente, 8 minutos de caminhada.
O Centro de Preservação, Pesquisa e Referência funciona de terça a sábado, das 10h às 16h, exceto feriados. O atendimento é gratuito, sendo necessário apenas adquirir o ingresso para visitar o Museu.
Fotografias e filmagens são permitidas apenas como registro de visita. Não é permitido o uso de flash, tripés e pau de selfie dentro das exposições. Para ensaios particulares (books, fotos de casamento, entre outros) e comerciais, é necessária autorização prévia do setor de Comunicação.
O Museu possui recursos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e deficiências visual e/ou auditivas. Os espaços do MI contam com elevadores; piso, maquete e mapas táteis; vídeos com conteúdo em Libras da exposição de longa duração; e equipe disponível para instruções básicas em Libras.
Aos fins de semana, o Núcleo Educativo do Museu da Imigração realiza visitas mediadas na exposição de longa duração "Migrar: experiências, memórias e identidades". As visitas acontecem sempre às 11h e às 15h e possuem duração de 30 a 40 minutos em média.
Importante:
As visitas educativas são exclusivamente destinadas ao público espontâneo. Nas visitas, são abordados diversos temas, alinhados à programação cultural do Museu. Grupos interessados e afiliados a instituições, sejam elas públicas ou privadas, como escolas, universidades, ONGs e grupos acompanhados por guias ou agências de turismo, são encorajados a contatar o núcleo educativo para verificar outras possibilidades de atendimento. Ressalta-se que aos finais de semana não são realizadas atividades agendadas.
É estritamente proibida a venda e comercialização de atividades educativas e culturais por terceiros.
AVISO IMPORTANTE
Informamos que, a partir de dezembro de 2024, o agendamento de visitas será exclusivamente para as exposições temporárias do Museu da Imigração. Nesse período, a exposição "Migrar: experiências, memórias e identidades" estará temporariamente fechada para requalificação e revisão de conteúdo, com previsão de reabertura para maio de 2025.
Agradecemos a compreensão. Em caso de dúvidas, por favor, envie um e-mail para visitas@museudaimigracao.org.br.
____
As visitas de grupos ao Museu da Imigração são divididas em duas modalidades: Educativas e Autônomas. Para as duas opções será necessário o agendamento prévio. Clique no link disponível na imagem e saiba como.
Idosos, pessoas com deficiência, mulheres grávidas e pessoas com crianças de colo têm acesso preferencial à bilheteria e entrada do Museu.
Isenção e pagamento de meia-entrada estão condicionados à apresentação de documento comprobatório (ofício da instituição requerente, carteirinha de estudante, holerite de professor de escola pública/servidor da Secretaria de Segurança Pública, membros do ICOM, carteirinha da Sutaco, Embratur, CET, limpeza pública, entre outros).
É proibido o consumo de qualquer tipo de alimento nos espaços expositivos.
O Museu conta com um guarda-volumes para mochilas, sacolas e demais volumes.
Fotografias e filmagens são permitidas apenas como registro de visita. Para ensaios particulares e comerciais é necessária autorização prévia.
Para não comprometer a integridade do acervo exposto e a segurança dos visitantes, é proibido tocar, sentar-se ou apoiar-se nos objetos de todo espaço expositivo.
Evite falar ao celular, gritar e correr no interior do Museu.
Não é permitida a entrada em trajes de banho, sem camisa e sem calçados.
Torne-se um amigo do museu e contribua com as nossas ações e atividades educativas.