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Hospedaria 130: Roteiro Educativos
Entre as múltiplas relações possíveis e as mais variadas narrativas atribuídas ao edifício construído para abrigar as atividades da Hospedaria de Imigrantes do Brás, o material educativo propõe sugestões temáticas para orientar, trocar e aprender. Os Roteiros Educativos buscam oferecer aos visitantes a oportunidade de refletir criticamente sobre o processo de migração e os significados simbólicos que a Hospedaria de Imigrantes do Brás assumiu ao longo da história. Assim, cada roteiro relaciona a exposição de longa duração com os diversos espaços de visitação do atual Museu da Imigração, além de indicar continuidades para o trajeto em lugares da cidade de São Paulo.
Os roteiros foram elaborados pela equipe do Núcleo Educativo do Museu da Imigração e são destinados ao uso de qualquer pessoa, em contextos escolares ou não. Inicialmente, foi pensado para visitantes espontâneos do museu, mas a potencialidade do material permite as mais diversas formas de abordagem. Por meio dos Roteiros Educativos é possível promover debates, aguçar curiosidades, cruzar pontos de vista complementares ou, por que não, conflitantes e, principalmente, fomentar a construção de um olhar sobre o museu de maneira autônoma e crítica em cada visitante.
Diante de tantas possibilidades de percursos e abordagens às exposições do Museu, os Roteiros Educativos promovem recortes e centralizam suas discussões sob a ótica de temas que são constantemente enfatizados no cotidiano das visitas educativas. Assim, cada tema propõe um olhar diferente sobre o espaço, as exposições e a cidade, contribuindo na formação de outras narrativas desses lugares.
As temáticas escolhidas são:
Arquitetura e Cidade > propõe olhar a cidade de São Paulo a partir da Hospedaria, de seu contexto histórico à imersão cotidiana;
Alimentação > foca na relação da alimentação com a constituição cultural e como forma de interações entre diferentes povos, desde os saberes até as discussões de gênero;
Crianças que migram > considera a experiência das famílias e crianças que aqui foram acolhidas, suas particularidades e a relação com os direitos da criança e adolescente que temos hoje;
Migração Interna > ressalta a importância dos fluxos migratórios internos, principalmente da região nordeste e do estado de Minas Gerais, em São Paulo;
Serviços da Hospedaria > relaciona as recentes pesquisas que culminaram na proposição da exposição temporária Hospedaria 130;
Trabalho > discute os lugares de memória do trabalho, a migração sob o viés do trabalho e as possíveis narrativas construídas pela cultura material do trabalho;
Territórios negros > afirma as memórias negras e seus caminhos, seja a partir do ciclo do café ou da contemporaneidade, com os novos fluxos migratórios.
As referências bibliográficas utilizadas em cada roteiro podem ser consultadas na Biblioteca do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do Museu, para quem quiser aprofundar ainda mais a investigação sobre estes temas.
O Núcleo Educativo convida os visitantes a escolherem um ou mais roteiros para conhecer o museu de outras formas e colecionar sugestões de visita que passam por diversos lugares, dentro e fora deste edifício. Cada roteiro traz uma questão, um contexto, uma relação, um tempo e mostra as tantas parcelas da história que ainda podem ser investigadas e experimentadas - e que dizem respeito não só ao processo de migração e à exposição, mas também à construção de cidade e da vida. Assim, é possível que cada um construa um roteiro próprio para estes lugares.
Boa visita!