Blog

Compartilhe
Exposição Chegança: Um logar ao sol e um lugar ao sul

por Thiago Haruo Santos
No dia 12 de agosto de 2023, às 11h, um evento marcou a inauguração da exposição "Chegança: Um lugar ao sol e um lugar ao sul", nova mostra que aborda a migração haitiana na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, composta por duas obras diferentes da fotógrafa Sirli Freitas. Um momento de conexão e reflexão, esteve presente um público diversificado, interessado em conhecer as narrativas e experiências desses sujeitos migrantes. Um dos momentos marcantes foi a fala das artistas haitianas e trançadeiras, Lutania Charles e Sophonia Elysee, que contribuíram para a obra e estiveram presentes na ocasião.

Logo após a abertura, seguiu-se uma atividade acadêmica promovida pela Prohaiti e Pró-Imigrante da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), liderada pela Doutora em Educação Rosenei Cella e pela Mestre em Educação Sandra de Avila. Esta atividade tinha como objetivo apresentar e disseminar as políticas de acesso e permanência para estudantes migrantes e refugiados na UFFS, as quais são representadas pelos programas Prohaiti e Pró-Imigrante. O debate foi marcado pela importância de compartilhar oportunidades e políticas inclusivas com os migrantes e refugiados, mas também por observações desde o público dos entraves concretos que seguem existindo para o acesso ao direito à educação, especificamente do ensino superior para pessoas refugiadas.
Arte, cultura e garantia de direitos, por tanto, são temas importantes tratados nessa exposição. Nas palavras do antropólogo haitiano Handerson Joseph, que contribuiu com o texto curatorial para a exposição: “A memória trançada conjuga a gramática da chegança do sol ao sul, entrelaçando-se, de forma radiante, com os que partem, os que vão e voltam e os que ficam”.
Não perca essa oportunidade de ser parte dessa jornada excepcional. Boa visita!
Exposição Chegança: Um logar ao sol e um lugar ao sul
Data: 12 de agosto de 2023 – 03 de dezembro 2023
Horário: das 10h às 18h (bilheteria até as 17h)
Entrada: R$ 16 (meia-entrada: R$8)
Local: Museu da Imigração