Exposições e eventos
Presencial
18ª Primavera dos Museus | Oficina: Escrituras dramatúrgicas - Do documental à ficçãoAtividade Presencial
A oficina, oferecida gratuitamente e ministrada pelo renomado ator, diretor e dramaturgo Ricardo Corrêa, está alinhada com seu novo projeto “Anywhere”, que aborda a temática dos refugiados LGBTQIA+. O projeto é contemplado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural, e o principal foco da oficina é explorar procedimentos criativos na dramaturgia, utilizando exercícios disparadores para a criação de textos autorais que dialogam com materiais documentais.
O público-alvo inclui estudantes de teatro (nas áreas de atuação e direção), pessoas imigrantes e refugiadas interessadas em artes cênicas, atores, dramaturgos e demais interessados em direção e atuação. A atividade é gratuita e contém 15 vagas, selecionadas mediante inscrição e carta de interesse, através do email ciaartera@gmail.com.
Oficineiro | Ricardo Corrêa
É ator, diretor e dramaturgo, formou-se pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo - ECA/EAD/USP. Estudou Letras pela UNIP.
Dos trabalhos mais recentes como ator e autor: “MONSTRO” de sua autoria (Indicado ao Prêmio APCA); “BUG CHASER – CORAÇÃO PURPURINADO” direção de Davi Reis (espetáculo foi mencionado como um dos mais significativos de 2017 pela Academia de Críticos Bravo); CORAÇÃO DARK ROOM inspirado na obra de Caio Fernando Abreu e NÃO CONTE A NINGUÉM, foram produzidas através do ProAC, participaram de diversos Festivais entre eles o Mix Brasil, SIM Araçatuba. Estes textos teatrais foram publicados pela Editora Giostri em 2015. Idealizou, atuou e produziu os projetos: “DADESORDEMQUENÃOANDASÓ”; “SCAVENGERS” e “FREEDOM CITY” de Davey Anderson. Como ator trabalhou no Folias D’Arte, atuou em “QUERÔ - UMA REPORTAGEM MALDITA” de Plínio Marcos, direção de Marco Antônio Rodrigues - peça ganhadora do Prêmio Shell (2010). Trabalhou com diversos diretores: Francisco Medeiros, Zé Renato, Rodolfo Garcia Vazquez, Dagoberto Feliz, Claudia Shapira, Iacov Hillel, Celso Frateschi, Isabel Setti, Bete Dorgam, Luiz Valcazaras, entre outros.
Recebeu diversos prêmios em teatro, como ator, diretor e autor, entre eles o de melhor ator e de diretor no Mapa Cultural Paulista de 2005 e de Melhor ator e diretor no Festival Nacional do SESI. Prêmio Zescar - Melhor ator no panorama de 2021 pelo crítico José Cetra Filho.
+ Informações:
Data: Quarta, 25 de setembro
Horário:14h às 17h30
Local: Museu da Imigração
Inscrição: Google Forms (ACESSE AQUI)
Público-alvo: Estudantes e profissionais das artes cênicas, LGBT+ e/ou refugiados
Valor: Gratuito para os participantes da oficina
Compartilhe