Exposições e eventos
Informações
2 de março de 202416h
Gratuito
Sem Inscrição
Presencial
Cinema + Debate | Os Grandes VulcõesProgramação Presencial | Cinema + Debate
O Museu da Imigração realiza a exibição do filme "Os Grandes Vulcões" (2020, 67 minutos), o primeiro longa metragem do Coletivo Comum, parte do discurso de recebimento do Prêmio Nobel de Literatura, proferido pelo dramaturgo e diretor teatral Harold Pinter, em 2005. Nele, o autor se debruça sobre o tema da verdade para refletir sobre arte, literatura e política. "Os Grandes Vulcões" é uma releitura desse texto, destacando o cruzamento entre geopolítica, criação artística e as complexas relações entre ficção e realidade, estabelecendo conexões com a realidade brasileira. Em cena está a atriz Fernanda Azevedo, Prêmio Shell de 2013 por sua atuação em "Morro como um País".
Sinopse
A partir do discurso de Harold Pinter, a obra propõe uma reflexão acerca das reverberações da política externa dos Estados Unidos na geopolítica internacional e da relação entre a produção da verdade na arte e nos contextos sociais mais
amplos. O trabalho propõe, ainda, uma conexão crítica, e algo irônica, entre as reverberações de duas premiações artísticas: Harold Pinter, Prêmio Nobel, e Fernanda Azevedo, Prêmio Shell.
Saiba Mais
Alicerçada em princípios e técnicas do teatro documentário, o Coletivo se debruça sobre este texto pouco conhecido, traçando um paralelo com questões do nosso tempo e com a própria história da Companhia. Em 2014, a atriz Fernanda Azevedo recebeu o Prêmio Shell de Teatro por sua interpretação na peça Morro como um país. No evento de premiação, a artista, que integra a Kiwi Companhia de Teatro/Coletivo Comum há mais de 10 anos, utilizou um texto do escritor uruguaio Eduardo Galeano para apontar as contradições da empresa patrocinadora do Prêmio.
Como afirma Harold Pinter, definir a verdade é uma tarefa socialmente imprescindível. O teatro pode ser um espaço de reflexão que apresenta, poeticamente, questões relevantes da nossa época. Ao estabelecer o paralelo entre Harold Pinter e
Fernanda Azevedo, Prêmio Nobel e Prêmio Shell, o projeto se coloca de maneira autorreferencial como material poético e, ao mesmo tempo, como estudo de caso dos vínculos entre criação estética e realidade social.
Em outras palavras, é feita uma indagação sobre os formatos possíveis e o papel da arte nos dias de hoje.
CLIQUE E ASSISTA O TEASER DE "OS GRANDES VULCÕES"
+ Informação
Data: Sábado, 02 de março às 16h
A sessão será seguida de debate com a equipe de criação do filme e do Coletivo Comum.
Duração do filme: 67 minutos.
Duração do debate: 60 minutos.
Local: Auditório do Museu da Imigração.
Classificação: 12 anos.
Acesso gratuito.
Vagas limitadas.
É estritamente proibida a venda e comercialização de atividades educativas e culturais por terceiros.
Compartilhe