Exposições e eventos
Informações
21 de setembro de 202415h
Gratuito
Presencial
Lançamento | Coleção História da Imigração no Brasil por Luís ReznikProgramação presencial
No dia 21, o Museu da Imigração sediará o lançamento da coleção de livros entitulado A História da Imigração no Brasil. Os organizadores Luiz Reznik e Helion Póvoa Neto, junto às autoras Camila Escudeiro, Maria Izilda Matos, Mariana Esteves Martins, Rosana Baeninger, Svletana Russeishvili e o autor Paulo Cesar Gonçalves, convidam para um bate-papo e lançamento da Coleção História da imigração no Brasil em 3 volumes.
História da imigração no Brasil Vol.1
Organizador: Luís Reznik
Nos últimos 20 anos, os estudos sobre imigração se expandiram sobremaneira, sendo objeto de vários campos disciplinares. Em grande parte, as pesquisas se desenvolveram a partir da investigação dos diferentes grupos étnico-nacionais. Este livro se organiza em outra vertente. Cada capítulo apresenta um contexto histórico em sua integridade, correlacionando-o com as políticas imigratórias do Estado brasileiro, à época, e com os movimentos demográficos e deslocamentos migratórios internacionais.
História da imigração no Brasil vol. 2: a migração contemporânea
Organizadores: Luís Reznik, Helion Póvoa Neto
As migrações, essenciais à compreensão da sociedade brasileira desde o início da sua história, continuam a contribuir para nossos processos de formação, interagindo com a realidade social. O tema migratório interpela a fundo nossas dificuldades e contradições, indagando ainda sobre as possibilidades de abertura e interação com o mundo global. Este livro discute, a partir de diversos enfoques disciplinares, alguns caminhos das migrações mais recentes, nas suas relações com a imigração do passado e com outros processos ainda em aberto.
História da imigração no Brasil vol. 3: conversas com pesquisadores
Organizador: Luís Reznik
Este livro traz um panorama dos estudos sobre a imigração internacional para o Brasil, abordando a história da imigração portuguesa em São Paulo e da imigração italiana no Rio Grande do Sul, seguidas por um grupo étnico menos pesquisado, como os russos no Brasil. Analisa também a imigração para o estado do Rio de Janeiro, tendo como foco diversos grupos étnico-nacionais: árabes, judeus, italianos, portugueses, franceses, alemães, espanhóis e finlandeses; bem como sobre a história da imigração em estados fora do eixo centro-sul: Pará, Mato Grosso, Espírito Santo e Amazonas. Desta forma, busca-se discutir os dispositivos de recepção de imigrantes e a patrimonialização de sua história, com pesquisadores de três importantes museus de imigração nas Américas: São Paulo, Buenos Aires (Argentina) e Halifax (Canadá).
Organizadores:
Luís Reznik é licenciado e mestre em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj, atual Iesp). É professor do Departamento de Ciências Humanas e dos Programas de Pós-Graduação em História Social (PPGHS/UERJ) e Ensino de História (ProfHistória). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), ambos desde 2016. Coordena o Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores. Publicou Imigração no Brasil e a hospedaria da Ilha das Flores (2015), Experiências da imigração: São Gonçalo nos séculos XX e XXI (2019), História da imigração no Brasil (2021), Linguagens políticas do Brasil democrático (2023), entre outros títulos que publicou e organizou, assim como artigos e capítulos de livros.
Helion Póvoa Neto graduou-se em geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com mestrado em planejamento urbano e regional pela UFRJ e doutorado em geografia humana pela Universidade de São Paulo (USP). Fez um estágio pós-doutoral no Centro Studi Emigrazione e no Scalabrinian International Migration Institute, em Roma. É professor associado do Instituto de Planejamento Urbano e Regional (Ippur-UFRJ). Coordena, desde 2000, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (Niem).
+ Informações:
Data: Sábado | 21 de setembro
Horário: 15h
Local: Ateliê Educativo (1ª Andar)
Valor: Gratuito
Compartilhe