Exposições e eventos
Informações
22 de junho de 2024 até 25 de junho de 2024A partir das 9h
Gratuito
10 minutos antes da atividade | Vagas limitadas
Presencial
Programação Especial | Aniversário do MIProgramação presencial
Dia 25 de junho, além de celebrar o Dia Nacional do Imigrante, o Museu da Imigração completa 31 anos de fundação e realizará uma programação especial com diversas atividades para comemorar a importância da instituição na promoção do conhecimento e reflexão sobre as migrações humanas. Toda a programação é gratuita!
PROGRAMAÇÃO
22 de junho | Sábado
10h | Caça livros
As crianças estão convidadas a participarem de uma brincadeira para encontrar os livros mais especiais do acervo infantil através de pistas escondidas no Museu. Ao final, os pequenos poderão levar os marca-páginas que integram a atividade.
Local: Espaço de Leitura Infantil
Público: Crianças a partir de 6 anos, acompanhadas de responsável
Vagas: 10 crianças acompanhadas de responsável
Inscrição: 10 minutos antes da atividade
11h e 15h | Visita Educativa
O núcleo Educativo do MI convida o público para participar de uma visita mediada especial celebrando os 31 anos da instituição. Além de abordar a relação com a histórica Hospedaria de Imigrantes do Brás e os processos migratórios na sociedade, os Educadores trarão uma perspectiva única que privilegia a preservação, comunicação e expressão do patrimônio cultural das várias nacionalidades e etnias que contribuem para a diversidade da formação social brasileira.
Local: Sala da Maquete
Público: Público espontâneo | Crianças a partir de 12 anos, jovens e adultos.
Vagas: 20 pessoas
Inscrição: 10 minutos antes da atividade
12h | Passeio de Maria-Fumaça
Como parte da celebração do aniversário do Museu da Imigração, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) oferece 10 ingressos gratuitos para os passeios de trem Maria-Fumaça. Para recriar a experiência daqueles que faziam esse percurso, os passeios de Maria-fumaça são acompanhados por monitores que contam um pouco da história da locomotiva e simulam algumas práticas típicas das antigas viagens de trem. Os passageiros são levados, então, a se imaginarem no século passado, durante um trajeto de três quilômetros entre as estações Mooca e Brás, que dura aproximadamente 30 minutos.
Local: Estação de Trem
Público: Público espontâneo | Crianças a partir de 12 anos, jovens e adultos.
Vagas: 10 pessoas
Inscrição: 10 minutos antes da atividade
14h | Oficina de Conservação de Fotografias
A oficina propõe que o visitante aprenda de maneira acessível a realizar a conservação de fotografias em casa, a partir de princípios de conservação indicados para este tipo de suporte. Durante a atividade, será ensinado a forma correta de manuseio e higienização das fotografias, além das opções de acondicionamento e guarda – incluindo digitalização das fotos. Todos os materiais serão oferecidos durante a oficina e o visitante deve trazer até 5 fotografias do acervo pessoal, de preferência tamanho 10x15 ou menor.
Local: Ateliê Educativo
Público: Público espontâneo | Crianças a partir de 12 anos, jovens e adultos.
Vagas: 12 pessoas
Inscrição: 10 minutos antes da atividade
OBS: O visitante deve trazer até 5 fotografias do acervo pessoal para realização da oficina
16h | Apresentação musical do grupo Forró das Minas
Para um fim de tarde especial, o Jardim do Museu será embalado por música ao vivo com uma apresentação que destaca a pluralidade cultural do país, refletido nos processos migratórios entre Nordeste e Sudeste. O Forró das Minas é um coletivo revolucionário e pioneiro, composto exclusivamente por mulheres talentosas, e com um repertório que exalta o forró pé de serra, a música e a cultura popular nordestina. Será um fim de tarde divertidíssimo, especialmente em clima junino!
Atração: Forró das Minas | Site e Instagram
Local: Jardim do Museu
Público: Público espontâneo
25 de junho | Terça
Bilheteria do Museu gratuita!
11h | Bate papo online com a equipe do Museu da Imigração
Representantes dos núcleos que integram o MI participarão de uma conversa especial sobre a história e o desenvolvimento do museu ao longo dos últimos 31 anos, destacando marcos importantes, desafios enfrentados e conquistas alcançadas. Será explorado também o impacto do Museu da Imigração na sociedade paulista, incluindo seu papel na promoção da diversidade cultural, na educação histórica, no fortalecimento da identidade cultural e na construção de pontes entre diferentes comunidades.
Local: Plataforma online Zoom (Link disponível clicando aqui)
Público: Público espontâneo | Crianças a partir de 12 anos, jovens e adultos.
OBS: Certificados emitidos em até 15 dias após a atividade
O local está sujeito à lotação.
A programação pode sofrer alterações.
Compartilhe